Segundo artigo publicado em 25 de abril de 2023 pelo autor Matthew T. Siedhoff da Divisão de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Cedars Sinai Medical Center de Los Angeles, EUA.
A cirurgia é uma importante ferramenta utilizada no tratamento da infertilidade causada pela endometriose. O artigo descreve os mecanismos de infertilidade asociados a endometriose, bem como o impacto da cirurgia na fertilidade, incluindo a gravidez alcançada de maneira espontânea ou com tecnicas de reprodução assistida.
O efeito da endometriose na fertilidade é multifatorial. A inflamação resultante da endometriose causa alterações na função ovariana, tubária e uterina. A remoção ou cauterização das lesões de endometriose reduz a inflamação. O tratamento cirúrgico da endometriose em estágio inicial ou infiltrativa melhora as taxas de gravidez espontânea e as taxas de gravidez com tecnicas de reprodução assistida. A videolaparoscopia convencional ou robótica é a abordagem cirúrgica preferida para tratamento da endometriose.
O autor conclui que a endometriose tem efeitos prejudiciais sobre a fertilidade, impactos negativos na função oocitária, tubária e endometrial. A cirurgia para endometriose eleva as taxas de gravidez espontânea e com tecnologia de reprodução assistida. A ressecção ou cauterização dos implantes de endometriose reduz a inflamação, melhorando a infertilidade relacionada à endometriose. Este tema é controverso e ainda são necessárias mais pesquisas e estudos sobre o tema.
Dr. Rogerio Tadeu Felizi
Médico ginecologista especialista em tratamento de endometriose
Comments