Você é portadora de endometriose? Como anda sua saúde emocional?
Pesquisas mostram que 50% das pessoas que sofrem com depressão apresentam também dor crônica, o que é ainda mais sério no caso das mulheres. O desconforto e a espera pela fase menstrual e todo o seu transtorno também podem desencadear muita ansiedade, principalmente para pessoas que ainda não descobriram sua condição.
DEPRESSÃO E ENDOMETRIOSE
Conheça alguns dos fatores que, somados à endometriose, podem aumentar a chance de desenvolver a depressão:
– Uso de drogas, especialmente da maconha;
– Histórico familiar;
– Traumas vividos;
– Outras condições e problemas médicos;
– Medicamentos;
– Fatores psicológicos como baixa autoestima e pensamentos negativos;
ANSIEDADE E ENDOMETRIOSE
A ansiedade é um pouco confundida, podemos defini-la como um estado de apreensão e mal-estar no qual o medo e a preocupação afetam o comportamento.
Mencionamos anteriormente que todo o transtorno que o fluxo menstrual traz quando se tem endometriose é muito difícil e isso pode gerar um quadro de ansiedade, a pessoa fica apreensiva já imaginando as coisas que precisará deixar de fazer e o quanto sofrerá e esse quadro com o passar do tempo pode se tornar crônico.
Seja qual for sua condição, lembre-se sempre que os profissionais são fundamentais para te ajudar, tanto na parte médica como na psicológica. Ter uma boa percepção e entender que algumas responsabilidades também são nossas na caminhada do bem-estar, são fundamentais.
Комментарии