Em muitos casos, os miomas uterinos não provocam sintomas. Sendo assim, muitas mulheres desconhecem ter a doença, só detectando a alteração durante a realização dos exames ginecológicos de rotina.
Quando os miomas uterinos apresentam sinais ou sintomas, estes estão relacionados com a quantidade, tamanho e localização dos miomas. O quadro clínico pode ser variável, sendo que as principais alterações são:
Sangramento vaginal excessivo (com a presença de coágulos durante a menstruação);
Cólicas menstruais;
Dor durante as relações sexuais;
Dores pélvicas ou na coluna lombar;
Aumento do volume abdominal;
Incontinência urinária ou constipação intestinal (quando crescem muito, os miomas uterinos podem comprimir a bexiga e o intestino);
Presença de varizes e inchaço nas pernas, devido à compressão dos vasos pélvicos;
Dificuldades para engravidar;
Infertilidade (cerca de 5 a 10% dos casos de infertilidade estão relacionados a miomas uterinos).
Os miomas uterinos podem surgir em qualquer local do útero, mas quanto mais perto estiverem da região interna do órgão, há mais chances de provocarem sangramento e de dificultarem a gravidez.
#centrodemiomas#miomas#ginecologistaespecializadoemmiomas#cirurgiarobotica#cirurgiaminimamenteinvasiva#cirurgialaparoscópica#ginecologista#Endometriose#Adenomiose#Blogdaendometriose#endometriose#drrogeriofelizi#ginecologistaespecialistaemendometriose#ginecologista#cirurgia#robotica#ginecologia#mioma#Miomectomia#miomasubmucoso#miomaintramural#miomasuterinos#miomasubseroso#Laparoscopia#TratamentodoCancer#cancerdecolodeutero#cirurgiaminimamenteinvasiva#cirurgiarobotica#infertilidade#infertilidadefeminina #
Comentarios