Medicamentos podem diminuir os nódulos e até regularizar a menstruação
Os principais objetivos do tratamento medicamentoso dos miomas uterinos são a diminuição dos nódulos de miomas, regularização da menstruação, melhora clinica da paciente e até mesmo preparo para tratamento cirúrgico.
A utilização de anti-inflamatórios não hormonais (AINH) no tratamento dos miomas uterinos tem como principal objetivo o controle álgico e a redução do fluxo menstrual, devem ser utilizados apenas durante o período menstrual e por tempo limitado.
O uso por tempo prolongado pode levar a problemas gastrointestinais e renais.
Os progestagenos são muito utilizados no tratamento dos miomas uterinos principalmente pela facilidade posológica, boa tolerabilidade e baixo custo. O principal objetivo é o controle dos distúrbios menstruais.
Os análogos do GnRH são atualmente os mais efetivos no tratamento medicamentoso do mioma uterino, pois causam um estado de temporário de hipo-estrogênismo, levando a diminuição do volume dos miomas e controle dos sintomas. Esta medicação deve ser usada durante períodos curtos, máximo 6 a 9 meses.
O uso prolongado do análogo do GnRH pode causar efeitos colaterais importantes como Síndrome climatérica, distúrbios do perfil lipídico e perda da massa óssea. Essa classe de medicamentos tem algumas indicações precisas, principalmente preparo para cirurgias conservadoras, correção de distúrbios hemorrágicos, recuperação de estados anêmicos e redução do numero de transfusões sanguíneas.
Comentários